Vamos brincar de trava-língua?

Para os pequenos, muita risada garantida na coleção de livros Destrava-língua cheia de figuras de linguagem para divertir e aprender. Vamos ver quem lê melhor? Pai, irmão, mãe, avó, avô. Será que empata? Ou empaca?

Quem já sabe ler vai descobrir como uma palavra puxa a outra, no embalo da mesma letra. Para os craques na leitura, a brincadeira pode ser a pressa. Falar tudo bem rápido sem ficar no meio do caminho. Dá para ir e voltar, muitas vezes. Treinar e deixar a língua bem afiada.

Vamos lá?

Conheça os livros da Coleção Destrava Língua:

-Aqui há sapato, aqui assa pão: O Tico cata o toco e taca na toca. Enquanto isso, o gato ataca o taco e vira caco. O santo no canto canta o canto santo e o louco coloca o coco no colo. Por pouco o coco não cola no colo do louco! Ainda tem o gato da tia Mia, que mia pra tia todo o dia. E tem também outro gato, que correu atrás do rato e foi parar no meio do mato.

– Gato e rato em quatro atos: Sou um rato famoso, roí a roupa do rei, da Rainha, do Rômulo e também do Remo. Roedor real, roedor nato. Mas corre que lá vem o gato. Artista, malabarista, equilibrista e candidato a cuidar do sindicato. Confusão formada. Entre o gato e o rato… o rato ou o gato? Desempato, diz o pato. Neste ato, não tem rato nem gato!

– A arara rara: Iara é uma arara rara. Quando fala ela dispara. Não para, não cala. Como fala a arara rara! De tanto zombar da capivara, a Iara se meteu em confusão. Mas a arara não se emenda e continua aprontando com toda a bicharada! E você, sabe de onde vem a arara Iara?

– Heitor Leitor: Vamos brincar de trava-língua? Heitor é um menino que não gosta nada de ler. Mas ele é amigo de Lia, uma leitora e tanto! Lia tenta de tudo para transformar Heitor em leitor: livro de aventuras, de histórias; leitura sozinho ou acompanhado. Quem sabe num sofá fofinho ou numa praia quentinha? Mas nada faz Heitor virar leitor. Até que… Lia descobre o segredo da leitura! Você imagina qual é?

– A volta dos três tigres tristes: Vamos brincar de trava-língua? O livro conta a história de três tigres tristes caminham pela trilha de Trieste. Eles estão em busca dos pratos de trigo. No meio do caminho, encontram três patos de Petrópolis e acabam ficando sem trajes. Você pode até achar que conhece esta história, mas aposto que contada desta forma você nunca ouviu – nem leu! Aqui tem também a história do pato que pia… Mas, pato pia? Não sei, mas sei que só paga o pato quem pia.

Dados Técnicos

AssuntoLeituraLeituras Fáceis Nível 1 Primeiras Leituras
FaseAlfabetizaçãoGramatical
Graden/a
Capítulo 04
ReferênciaOliveira, João Batista Araujo, Coleção destrava-língua. São Paulo: Instituto Alfa e beto, 2018.
TipoColeção de Livros / Livro
IndicaçãoEssa obra é análoga às apresentadas pela autora. Sugestão equipe pedagógica editorial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *